Toda empreendedora já se questionou sobre como fazer para aumentar o preço dos seus serviços. Afinal, quem não quer ganhar mais, e quem sabe, poder ter uma rotina de trabalho mais equilibrada? Ou então, poder investir mais no seu trabalho?
Com esses questionamentos em mente, a resposta aparece até fácil: Para cobrar mais, precisamos aumentar a percepção de valor que o cliente tem sobre o nosso serviço.
E aumentar percepção de valor, significa parecer mais caro. E parecer mais caro, significa que você deve estar vestida de forma elegante, com o típico blazer e alfaiataria, e estar sempre com uma maquiagem impecável.
Parece um argumento lógico, e muitos perfis do Instagram venderam isso nos últimos tempos. E embora isso não seja totalmente falso, não te contam a verdade sobre aumentar a percepção de valor.
Você pode até colocar um blazer para trabalhar amanhã. Mas não será isso que fará os seus clientes te pagarem mais.
Posicionamento é construção
Imagine que você quer construir uma casa. Colocar um tijolo no chão não a faz ficar pronta imediatamente. São as ações, coordenadas e constantes, que fazem com que a obra evolua.
Da mesma forma acontece com o seu posicionamento. Assim como um único tijolo não faz uma casa, não é uma única ação que constrói -ou que muda- o seu posicionamento.
Infelizmente, não é apenas decidir aumentar o seu preço e trocar de roupa. Existem uma série de processos internos que precisam ser ajustados.
Clientes que estão dispostos a pagar mais esperam um serviço não só um bom serviços, mas também muito personalizado. Eles procuram uma experiência que justifique esse investimento adicional.
Para isso, você precisa estar atento a vários elementos que compõem um serviço de alto valor:
Atendimento Atencioso:
Um atendimento verdadeiramente diferenciado, com atenção aos detalhes. E isso vai desde a sua comunicação, até a forma como apresenta o seu serviço. Saber lidar com o cliente é essencial, assim como ter propostas personalizadas, alinhadas com sua Identidade Visual e que reforcem os seus diferenciais.
Personalização:
Aqui, pode ser mais tempo dedicado ao serviço, bem como um serviço extremamente personalizado, com foco naquele cliente. Você precisa pensar em como oferecer uma verdadeira experiência para o seu cliente. Um exemplo disso são as profissionais de beleza que passaram a oferecer um cappuccino às suas clientes, além de massagens. Percebe como essa ação exige que cada cliente tenha mais tempo para o seu atendimento? Bem como a profissional precisa mostrar estar preparada especialmente para aquele cliente? (saber seu nome, suas preferências, etc).
Identidade Visual Alinhada:
Uma das características mais marcantes de empresas estabelecidas, é a Identidade Visual. O espaço físico é sempre bem projetado, o Logotipo é aplicado nos lugares certos, sempre existem materiais personalizados com a Identidade Visual da marca, como itens de papelaria e até mesmo as redes sociais. Esse é um cuidado que você também deve ter com a sua marca. Todos os seus materiais possuem sua Identidade Visual aplicada? Todos tem qualidade visual? O seu espaço físico tem elementos coerentes com sua Identidade Visual?
Imagem Pessoal Adequada:
Lembra que eu disse antes que utilizar blazer e alfaiataria para aumentar a percepção de valor não era um argumento totalmente falso? Pois bem, sua imagem pessoal, de fato, conta muito. Uma imagem alinhada e bem cuidada passa muito mais profissionalismo e confiança. Mas, ter uma imagem alinhada não significa usar alfaiataria. O seu posicionamento também tem impacto na sua forma de vestir. Você pode usar peças mais casuais, se isso fizer sentido para a sua marca. Desde que essas roupas estejam com boa aparência, não estejam rasgadas, sujas ou velhas, seu cabelo e sua pele estejam bem cuidados…
Conteúdo que Comunica Diferenciais e Valores:
Com tudo alinhado, você também precisa evidenciar todos esses fatores no seu conteúdo. O conteúdo, além de reforçar os diferenciais, serve como um amplificador do seu trabalho. Ou seja, ele faz o seu trabalho chegar a mais pessoas. Além disso, serve como uma prova social: Um possível cliente recebe a indicação do seu trabalho > Ele te procura em alguma rede social > Conhece o seu trabalho e percebe o seu posicionamento > Passa a confiar mais para te contratar. O conteúdo é poderoso, mas o que mais vejo ainda são profissionais que tem um excelente trabalho, mas os seus perfis deixam a desejar, com conteúdos genéricos e muitas vezes, com estética a desejar, e perfis desorganizados. Inclusive, se essa for a sua dificuldade, a consultoria Bússola pode ser o que falta para você.
Aumentar a percepção de valor é um processo que necessita de paciência
Assim como você pode precisar de tempo para ajustar os pontos citados, também precisará de tempo para que as pessoas mudem a imagem que tem de você.
Por vezes, você vai precisar, inclusive, conquistar um novo público.
No empreendedorismo, poucas coisas são imediatas. Você precisa dar tempo para que o seu negócio ande. Assim como você precisa dar tempo para que as mudanças aconteçam.
Mas se você estiver dedicada a se aprimorar constantemente, continuar investindo, e continuar melhorando cada vez mais o seu trabalho, pouco a pouco, vai construindo o seu valor.
Comments