Marca, Identidade Visual, Logotipo, Branding… Tudo isso pode parecer complexo e causar confusão.
Um Logotipo e uma Identidade Visual tem a finalidade de representar a Marca visualmente. E se é para representar visualmente, o projeto precisa ser desenvolvido de forma muito intencional, ou seja, alinhado com aquilo que a marca quer transmitir.
Por isso que eu quero falar com você sobre projetos de Identidade Visual com Essência. Mas antes, vamos ao princípio.
1. O Conceito de Identidade Visual
Uma Identidade Visual bem definida -e bem utilizada- é muito importante para qualquer negócio, uma vez que ela ajuda a expressar os valores e personalidade daquela marca.
Algumas pessoas pensam que isso se resume a ter um logotipo bonito. Mas isso não é verdade e ter apenas um logotipo é um dos principais erros que faz com que as empreendedoras não consigam transmitir o profissionalismo que buscam, pois a todo momento, estão utilizando estilos visuais diferentes e, consequentemente, transmitindo mensagens diferentes.
Uma Identidade Visual é um conjunto de elementos gráficos e Visuais que comunicam uma mensagem, e que juntos, criam uma imagem coesa da marca.
Por aqui, o mínimo que eu entrego é o logotipo, paleta de cores, tipografia e um Moodboard com imagens de Inspiração. Assim, o cliente tem uma ideia de como aplicar sua Identidade Visual de maneira que tudo fique harmônico.
2. Essência de Marca: O Coração da Identidade Visual
Se a Identidade Visual faz parte da comunicação da marca, ela precisa ser criada a partir da essência da marca.
Não é apenas buscar um logotipo que seja bonito ou seguir as tendências de Design. Inclusive, ações como essas são as responsáveis por fazer com que você não se identifique verdadeiramente com o seu projeto, e fique querendo mudar todo mês.
Porque um Logotipo e Identidade Visual criados com intenção, irão trazer parte da sua História ou Personalidade neles. Eles terão significado para você e para o seu propósito com o seu negócio.
Se você consegue estabelecer significados desde a criação da sua Identidade Visual, você está mais próxima de criar uma marca autêntica, que consegue se posicionar e criar ações com base na sua própria personalidade.
3. Passos para Criar uma Identidade Visual com Essência
Olhar para o mercado é sim importante. Mas se você deseja ser uma criadora de uma marca autêntica, precisa começar a olhar mais para dentro de si mesma para buscar as respostas para o seu posicionamento.
É claro que você precisa ser estratégica. Mas antes vem a sua essência. E depois você alinha ela de forma estratégica para o que o seu negócio e o mercado precisam.
Para trabalhar aqui e guiar minhas clientes, eu desenvolvi uma metodologia que carinhosamente chamei de CLA, que são 3 etapas que orientam todos os meus serviços. E você pode usá-lo como base se estiver pensando em criar ou atualizar sua Identidade Visual e Logotipo.
Conhecer: Olha para dentro. Para sua personalidade, gostos, valores. Seu serviço ou produto, mas não só eles, a sua forma de entregá-los. Pensar nos seus diferenciais, no que você acredita e no que gostaria de transmitir aos seus clientes.
Lapidar: Com as informações estruturadas, agora sim, podemos olhar para o mercado, e colocar estratégia. Entender quais são as cores e elementos que podem nos ajudar a transmitir o que buscamos.
Amplificar: E com tudo isso, agora temos as informações para criar uma Identidade Visual com significado, que tenha da sua história ou da sua personalidade, e que esteja pronta para comunicar o valor e a autenticidade da sua marca.
4. Se você amadurece, naturalmente, sua Identidade Visual pode precisar amadurecer
Eu sei que existe aquela conversa de que a Identidade Visual precisa ser duradoura por muitos e muitos anos.
E sim, isso é verdadeiro.
Eu, falando como profissional do Design, sei que ao criar uma Identidade Visual, preciso pensar em projetos que não sejam apenas bonitos, mas que sejam funcionais -ou seja, que o cliente consiga aplicá-los-, e que além disso, não fiquem ultrapassados com o tempo (está aí mais um risco de você criar o seu logotipo com base no que está em alta só porque achou que era bonito).
Mas pensa comigo:
Uma Identidade Visual com essência parte de você, certo?
Mas no momento em que a criamos, você tem uma visão, objetivos e está em um momento de vida.
E nós não somos imutáveis.
Nós crescemos, amadurecemos, mudamos nossa visão sobre as coisas e os nossos objetivos.
E por isso, pode ser que você sinta necessidade de mudar a sua Identidade Visual, vez ou outra na sua vida.
E isso não acontece porque a Identidade não tinha sua essência. Mas sim porque você mudou, suas mudanças refletem no seu negócio e logo, sua Identidade Visual pode precisar mudar também.
Então se isso que você sente que está acontecendo, pode ficar tranquila, viu? Não existe problema nenhum nisso.
O que importa mesmo é que a sua Identidade Visual seja parte da Marca autêntica que você busca construir.
Kommentare