Muito tem se falado em posicionamento. E talvez você pense que isso é conversa apenas para grandes marcas, mas para nós, pequenas empreendedoras e autônomas, essa conversa também é muito importante.
Isso porque um bom posicionamento pode nos destacar, diferenciar e fidelizar clientes.
Mas fica o questionamento: Como me posicionar?
Sobre isso, saiba que tudo o que você faz já te posiciona.
Todas as suas ações no seu atendimento e contato com o cliente fazem parte do seu posicionamento.
Acontece que muitas empreendedoras acabam fazendo as coisas no automático, e não tem intencionalidade em suas ações.
Essa falta de intencionalidade é a principal causadora de erros comuns que podem custar o sucesso e a percepção de profissionalismo da marca a longo prazo.
Portanto, se você busca melhorar o seu Branding e desenvolver o seu posicionamento de forma autêntica, comece analisando se você não está cometendo esses erros.
Erro 1: Não ter clareza da sua mensagem e personalidade
Esse é o principal erro que acaba levando a muitos outros dessa lista.
Eu sei que ler isso pode gerar um pouco de confusão a princípio e ter uma mensagem parece algo confuso. Mas pense que uma marca não é apenas o que ela vende, mas tudo o que ela comunica.
E se você quer comunicar algo, precisa ter clareza do que é essa algo.
Se aceitar, quero deixar um conselho que inclusive, é algo que desenvolvo nas consultorias:
Defina até 3 adjetivos para a personalidade da sua marca.
A partir desses adjetivos, se questione se todos os pontos estão alinhados, ou se estão comunicando mensagens diferentes.
Erro 2: Não Investir em uma Identidade Visual Profissional
A Identidade Visual é a expressão da personalidade da sua marca de forma visual. Ou seja, através dela, você passa as primeiras impressões para o cliente.
Uma Identidade Visual bem construída e bem aplicada, transmite profissionalismo e cuidado com a marca.
Eu sei que hoje existem aplicativos que permitem que você crie um logotipo sozinha, mas a questão é, você deveria fazer isso sozinha?
O resultado normalmente é genérico e pouco profissional, além de que você abre o Instagram e encontra várias marcas usando exatamente o mesmo logo.
Se você valoriza a sua marca e quer que ela prospere, encontre um bom profissional que vai criar uma Identidade Visual única, com a sua essência.
Se você se identifica com o meu trabalho, eu posso te ajudar aqui.
Erro 3: Não Alinhar os Pontos de Contato com o Cliente
Imagina a situação: Eu entro no seu perfil do Instagram e lá encontro posts bem produzidos, com uma boa aparência.
Mas então, ao entrar em contato com você, o seu atendimento é descuidado.
No dia do meu atendimento com você, seu ambiente parecia desorganizado e os materiais que me enviou tinham uma Identidade diferente da do Instagram.
Tudo isso são inconsistências que afetam a experiência do cliente e que podem fazê-lo olhar para você como uma marca amadora.
Tenha em mente que um bom posicionamento é imperceptível, o cliente apenas sente que está tendo uma experiência coerente. Mas um mal posicionamento é notado, pois ele é composto por quebra de padrões e expectativas que nos fazem julgar mal um profissional, por melhor que seja o seu trabalho.
Portanto, tenha atenção com todos os pontos de contato com o cliente e os alinhe para que a qualidade do seu trabalho seja indiscutível.
E essa não é uma ação que precisa sair caro. Estamos falando sobre fazer o básico bem feito, que muitas pessoas e marcas não fazem.
Erro 4: Não Estudar sobre Atendimento e Relacionamento com o Cliente
Criar conteúdo, estar no Instagram, gravar stories, saber gerar desejo por aquilo que você vende… Tudo isso é importante, mas se o seu atendimento ao cliente for ruim, essas coisas não irão resolver.
Muitas empreendedoras tem focado muito no digital e esquecido que um negócio tem outras frentes, tão importantes quanto.
E não adianta apenas supor que você tem um bom atendimento. É preciso estudar sobre técnicas de relacionamento, interação e vendas.
Isso vai otimizar muito os seus resultados, e com certeza, vai mudar a percepção que os seus clientes tem de você.
Erro 5: Tentar Copiar o Posicionamento de Outras Empreendedoras
Esse erro está muito relacionado com o erro 1. Pois quando você não tem domínio da mensagem que quer passar, qualquer mensagem serve.
E então, fica refém das ideias que vem de outras empreendedoras da sua área.
Inspiração é positiva, mas se você só reproduz o que as outras do seu nicho já estão fazendo, você sempre está atrás, e acaba se perdendo do seu propósito e da sua autenticidade.
Portanto, inspire-se sim! Mas saiba se inspirar em nichos fora do seu, além de trazer sua visão, valores e personalidade para criar ações de marca únicas.
Talvez você esteja buscando uma fórmula mágica para um posicionamento perfeito. Mas a realidade é que enquanto você não começar pelo básico, dificilmente ações mais elaboradas vão surtir efeito.
Comece revisando e melhorando todos esses pontos. A partir daqui, você tem tudo para criar uma marca bem acima da média.
E um lembrete final: O posicionamento deve ser um reflexo genuíno de quem você é como empreendedora e criadora da sua marca.
Quer ajuda para aprofundar essa conversa e refinar o seu posicionamento? A minha Consultoria Bússola pode ser o lugar certo para você.
Comments